quinta-feira, 24 de maio de 2012

Simplicidade - item necessário na organização do cardápio e na minha forma de viver a vida


Minha vida andou tumultuada nos últimos meses, a ponto de me afetar de tal maneira que decidi, já a algum tempo, rever minha forma de levar a vida.

O fator "tempo" é meu inimigo, o fator "sono" idem.

Esses dois fatores juntos me enfraquecem, e é preciso enfrentá-los, já não posso me dar ao luxo de me entregar como fazia quando não tinha responsabilidades e deixar a vida seguir por si só.

Tentei ser disciplinada, não foi fácil. Tudo que eu começava, não conseguia levar até o final.

Quando decidi parar e buscar em mim todas as lições de organização que aprendi, que li, que ouvi por aí, que me ensinaram e na época eu não precisava dar atenção, cheguei à conclusão que tinha muita coisa que eu fazia de errado. Busquei então o conceito mais sábio: o da simplicidade.

Aderi à simplicidade quando vi que com dois filhotinhos eu não dava conta da casa e a casa é pequenininha, e isso fazia com que eu me sentisse mal, uma péssima mãe e dona de casa.

Usei a simplicidade ao decidir fazer uma coisa por vez, não mais. Algo que não levasse tempo, que me daria a sensação de que eu estava conseguindo colocar as coisas em ordem. E consegui.

Se desse tempo de só passar a vassoura na casa, ou arrumar aquela gaveta bagunçada, era isso que eu fazia. Se não desse, paciência.

Só agora depois de tantas semanas de persistência é que consegui montar meu menu semanal, na verdade o meu menu é quinzenal, era aí que eu errava, quando tentava fazer somente o menu da semana.

Meu primeiro passo foi listar as receitas que eu sabia fazer (poucas) e as que meu filhote e marido mais gostavam. Ambos são seletivos e não gostam de variedade, daí minha habilidade ao longo do tempo ir diminuindo à ponto de não gostar mais de cozinhar.

Segundo passo considerar que tem de haver na refeição, além do feijão e arroz obrigatórios, uma carne, uma verdura crua e um legume cozido, e um suco. Não somos adeptos de sobremesa.

Terceiro passo considerar as cinco cores que devem ter no prato, tenho fixação por isso de tanto que já li antes de ser mamãe, mas considero isso algo positivo e que persigo.

Quarto passo e era justamente nesse que meu cardápio semanal ía para o brejo: simplificar.

Sim, simplificar. Eu tentava planejar para os sete dias da semana um menu diário que acabava se tornando impossível de ser realizado devido a minha falta de tempo. Para uma refeição razoável é necessário no mínimo uma hora e meia, sem interrupção. Precisava temperar a carne, temperar o feijão, picar os legumes, picar a salada, fazer o suco, o arroz fresquinho dia sim, dia não e mandar tudo isso para o fogo, limpar a pia, lavar os utensílios usados, olhar os dois filhos pequenos... Não tinha tempo.

E daí, que a alimentação era repetitiva e sem graça.

Pensei então:

- Vou mudar aos poucos: cada dia uma salada com uma opção, um legume cozido, o suco e pronto; arroz e feijão era garantido.

Ex.: arroz branco, feijão carioquinha, salada de alface, mandioquinha cozida ou no vapor, suco de uva.

Eita! E a carne? A parte mais trabalhosa. Como temos um bebezinho que já come conosco, a carne sempre é cozida, raramente entra fritura. E o segredo para ganhar tempo está aí, o legume é cozido junto com a carne, seja carne vermelha ou frango, até o peixe com batata entra na roda.

Cardápio simples, rápido, cinco cores, todos os grupos alimentares presentes e gostoso. É assim nos quinze dias: posso usar quinze legumes diferentes, quinze saladas em tempos alternados, as carnes em quinze preparações também DIFERENTES. Fico livre para usar todos os alimentos necessários nesse tempo.

Aí sim, fiquei feliz com meu menu.

Algumas dicas são valiosas nesse momento:

- deixar a carne descongelando
- o feijão de molho na água
- deixar os legumes ralados ou pré-cozidos
- o tempero caseiro em duas versões (só de alho, óleo e sal e outro com acréscimo de cebola e coentro)
- o suco pode ser com polpa ou Maguary
- a salada já fica pronta para ser picada e temperada (já foi lavada, higienizada e seca na centrífuga) é só tirar o que vai ser consumido.

Assim tenho inspiração para fazer tudo rápido e gostoso e dar atenção aos meus dois pequerruchos bagunceiros.

Sempre de maneira simples.




16 comentários:

  1. Oi Meire!! Consegui arrumar a fotinha, você viu? Obrigada, nem lembrava que não tinha conseguido adicionar antes... rsrsrs...
    Meus parabéns com o cardápio! É preciso muito empenho para fazê-lo e seguir!! Eu mesma não consegui ainda, mas um dia chego lá!
    Beijão

    Cris Miyke
    http://delicinhasecoisinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, obrigada. É cansativo elaborar o menu, não é do dia para a noite, mas depois de feito você dá risada por não entender como você não tinha conseguido rsrsrs.

      E vi, sim, sua fotinha,tá lindinha.

      Beijoca.

      Excluir
  2. Oi amiga, respondi seus comentários lá no blog tá? rssss

    Então, eu tô com umas dicas pra digitar no blog, mas ainda não consegui, tive um período de insonia e isso me deixa num astral maravilhoooooso, já sabe né? vou ver se atualizo final de semana , inclusive a página com minha rotina doméstica que tá uma vergonha...me aguarde tá? rssss

    Eu tambem sou fascinada por organização, acho que a casa é o retrato da dona, mas tambem me perco muito e olha que nem tenho filho hein? o segredo é justamente esse: simplificar, porque será que a gente complica tanto hein?! quando comecei meu processo de emagrecimento, fui aconselhada a criar um plano alimentar que podia ser semanal, quinzenal ou mensal - mas não deu certo naquela época e não dá certo agora, por um simples motivo: as vezes eu organizava tudo e chegava na hora de fazer não era aquilo que eu queria comer, e pra mim é horrivel cozinhar sem ter vontade de comer o que estou fazendo, daí procuro simplificar antecipando o preparo de pratos basicos, como arroz e feijão, deixando legumes prontos pra cozimento, salada lavada, tempero as carnes e congelo em potinhos pequenos prontos pra ir ao fogo ou microondas - eu uso muuuuito o microondas querida, mas confesso que prefiro o fogão, nada melhor que sentir o cheirinho da comida ficando pronta né?

    Sobre o prato colorido, acho chique e saudável e é o que todos os médicos recomendam - gostei de ver! eu costumo fazer uma salada com 2 ou 3 vegetais e pelo menos 1 legume ou verdura refogado - mas não é regra, hoje mesmo o jantar foi massa com molho de tomate e uma saladinha de alface com tomate...rssss

    Eu sinceramente acho que voce manda muito bem viu? tá de parabens!

    Beijão e bom final de semana pra familia - não esquece de cuidar da "mulher" que existe em você, aproveita esse finde pra pensar um pouco mais em si mesma!

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, amiga, dica para facilitar a vida na cozinha e outros cantos da casa, é para mim mesma, pode mandar.

      Cris, é por isso que meu menu é quinzenal: com quinze opções e não 14, pois tem dia que gosto de inventar ou só comer uma coisa bem gostosa, sou totalmente contra agente se privar seja lá do que for, pizza, bombom, um prato de batata frita enquanto o almoço não sai, uma sobremesa de lascar o regime (no meu caso, sofro o inverso, sou magra de dá dó) às vezes jantamos só um copão de café com leite e pão com margarina ou com bolo, sem dor na consciência. Não ligo muito sobre o que médico e nutricionista falam, sei que se precisarmos seguir ao pé da letra tudo que mandam nem água podemos tomar, pois em excesso dá pedra nos rins rsrsrs. Mas penso na saúde, é o que me detém... Tento me guiar pelo o que é saudável, mas pelo que é gostoso também. Sou magra porque não tinha apreço por comida, então tento mostrar para meus filhotes que TUDO pode, mas do jeito certo.

      Olha eu com comentários longos, quando agente ficar velhinha, tenho até dó de quem sentar do nosso lado no banco da praça hahahaha.

      Excluir
  3. Afe amiga! olha o tamanho do comentário?!!! tá mais pra post que comentário - tô vendo a hora que o blog das amigas vai me bloquear por causa desse abuso..kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Golfinho, vamos para o banco da praça mesmo hahahaha.

      Beijão linda, tô indo lá te fazer uma visita.

      Excluir
  4. Oie... me conta como é esse negócio de acompanhamento de comentário, dei uma pesquisa (meio por cima, confesso) e não achei nada...
    Bjo

    Cris Miyke
    http://delicinhasecoisinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Cris, eu fiz um post reclamando que não tinha, e vi que alguns blogs que gosto muito e comento tem, dá uma olhada neste blog http://www.donaperfeitinha.com/ ele tem esse sistema de receber os coméntários no seu e-mail. Assim que eu tiver novidades te aviso também.

    Beijoca,

    Meire

    ResponderExcluir
  6. Oi querida, vi que vc recebeu uma resposta minha por e-mail ou li errado? Eu fui lá dar uma olhada no dona perfeitinha, se não deu certo o jeito do wordpress, vou tentar do jeito dela. A propósito, meu e-mail pessoal é spacecris@gmail.com pode escrever sossegada que eu respondo rapido tá? (a menos que o assunto seja tenso...kkkkkk)

    Beijão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, lindinha! Estou recebendo tudo por e-mail, deu certoooo ebaaaa!

      Excluir
  7. menina é muito chique mesmo, vem os links pra visitar o blog e comentar novamente...adorei! arrasou!!!! rsss beijoca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é tudo de bom??? KKKK.

      Beijoquinha procê também.

      Excluir
  8. Ai, Meire.
    Queria tanto conseguir fazer isso. Mas cansa só de pensar...
    Continue postando sobre isso e me inspirando. rs
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esquenta, não, linda! Quando seu apê estiver pronto, e você ter mudado para lá, aí sua única preocupação vai ser essa: manter a casinha (e os móveis amados escolhidos com todo carinho) sempre limpinhos, organizadinhos e a cozinha vai receber o mesmo carinho ou mais, rsrsrs

      Beijoca.

      Excluir
  9. Menina amei o post, tudo a ver com a minha corrida rotina, trabalho, casa faculdade e filho... vou começar a seguir suas dicas e organizar um pouco mais minha vida. Beijos

    http://reciclesuacasa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Neidinha, fala sério? Não é fácil, não! Seguimos adiante mais por amor do que por obrigação, senão já teríamos mandado tudo às favas.

      Excluir

Oi, meninas! Cliquem em inscrever-se por e-mail para receberem minha resposta no e-mail de vocês, combinado? Beijoca a todas e muito obrigada pelo carinho

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.